A pirâmide de Maslow define cinco categorias de necessidades humanas, a segunda em escala de importância é a segurança, todo ser humano procura a segurança antes de afeto ou então auto realização, ainda mais em uma infeliz realidade como a do Brasil, todos estão a todo momento procurando novas formas de proteger a si e a sua família, assim surgiram várias soluções como alarmes, cercas, muros, sistemas internos de câmeras, o motoqueiro que passa na rua apitando e por aí vai… 

Uma pergunta sempre fica sem resposta quando paramos para pensar, “E se um ladrão conseguir entrar, roubar e for embora, como eu recupero o que perdi?” Infelizmente os sistemas de segurança que temos à nossa disposição muitas vezes tratam o problema local, são soluções individuais para cercar nossas casas ou comércios, podemos dizer que elas não resolvem o problema completamente. 

Mas se tivéssemos a possibilidade de criar uma rede de informação que nos permitisse não apenas ver uma ocorrência de um roubo, como também, saber onde o criminoso foi parar, conseguir o perseguir e monitorar as possíveis rotas, essa seria uma boa solução? 

 Ótimo global é o nome da estratégia que a Camerite adota para dar segurança, não somente para uma casa, mas também para uma sociedade como um todo. Através de 3 pilares a Cameite consegue auxiliar no aumento de até 80% na segurança pública, os pilares são:

  • Resolução – Ao invés de olhar somente para minha casa ou meu comércio, o ideal é olhar para um todo, sempre focando na melhor visão para o coletivo, fazendo assim que problemas sejam resolvidos de maneira inteligente e rápida.
  • Prevenção – Câmeras conectadas em uma única plataforma são úteis não só para coibir a criminalidade, mas também de trânsito, mobilidade urbana, planejamento de eventos, alagamentos, chuvas, entre outros. Quanto maior a malha, mais seguro o município se torna.
  • Inteligência artificial –  Para entregar valor para a sociedade, as câmeras são pontos de inteligência artificial, que contam com várias camadas de inteligência que conseguem identificar e rastrear situações de interesse. 

Com a implantação da visão ótimo global, várias cidades do Brasil se tornaram mais inteligentes e estão cada vez mais seguras, exemplos disso são Cuiabá no MT que registrou uma queda de 81% nos índices de roubo e furto, outro exemplo é Xangri-lá no RS que apontou uma redução de 50% nos mesmos índices.Caso você queira saber mais sobre como levar inteligência artificial e tecnologia para sua cidade, fale conosco no WhatsApp.


Luiz F Segundo

Head de negócios governamentas, com 3 princípios muito claros: o obvio deve ser dito, é impossível até alguém fazer e os únicos limitadores do nosso potencial somos nós mesmos.

0 comentário

Deixe seu comentário!