Saiba quais são as maneiras mais comuns para manter a saúde financeira da sua empresa.

O mercado de segurança eletrônica teve em 2017 o faturamento de R$ 6,04 bilhões e para o ano de 2018 a perspectiva segue positiva. Até o fim do ano, de acordo com a Associação Brasileira de Segurança Eletrônica (Abese), o setor deve crescer 2% a mais que no ano passado (2017), devido a expansão do segmento, com destaque para o videomonitoramento e portarias remotas. Dessa forma, para manter-se competitivo em um setor que cresce constantemente, é importante ter consciência do contexto financeiro da empresa e dedicar-se à coordenação das atividades, através de relatórios financeiros desenvolvidos com base nos dados gerados e fluxo de caixa, por exemplo.

Mas o que é controle financeiro?

A gestão das finanças não possui uma definição específica, afinal ela é, na verdade, um grupo de práticas realizadas na empresa, com o objetivo de trazer mais resultados financeiros ao negócio. Trata-se de um planejamento que aborda o controle de contas (a receber e a pagar), fluxo de caixa, planejamento de orçamento, pacificação etc.

E por que fazer o controle financeiro?

A administração financeira é, de fato, uma das maiores questões aos empreendedores. A ausência deste controle é responsável pelo fracasso de inúmeras empresas, prejudicando até mesmo as que possuem uma boa demanda de vendas, afinal o sucesso não se faz apenas através do setor de vendas, mas sim de uma estabilidade entre todas as esferas do negócio.

Quais os tipos de controle financeiro mais comuns?

Fluxo de caixa: refere-se a entrada e saída de dinheiro da empresa em um tempo determinado. Existem os controles diários, semanais, quinzenais, mensais e anuais. O mais utilizado costuma ser o controle de fluxo de caixa mensal e a verificação anual do que realmente foi executado. Esse balanço indica se o ano foi positivo ou negativo neste contexto, ou seja, se faltou ou sobrou dinheiro.

Contas a pagar e receber: diretamente ligado ao fluxo de caixa, o controle do que a empresa tem a pagar e a receber é essencial para sua gestão. Ele fornece informações que irão auxiliar nas tomadas de decisões ou qualquer questão que envolve dispêndio de recursos. As contas a pagar representam obrigação financeira como compra de mercadorias, insumos, equipamentos, serviços, salários, impostos, aluguel, empréstimos, contribuições, entre outros. Já as contas a receber se referem ao que já está previsto para entrar no caixa da empresa, como as parcelas das vendas à prazo e os juros de investimentos. Comparar ambas as contas, permite ao gestor ter uma perspectiva mais clara e se o seu negócio é sustentável. Por isso, este deve ser um procedimento rotineiro nas empresas.

Fechamento de caixa: antes de tudo, é imprescindível que seja feito o registro do saldo no momento de abertura do caixa, para que ao fechá-lo não aconteçam equívocos. Esteja atento a todos os novos lançamentos de recebimentos, pagamentos, compras e vendas efetuadas ao longo do dia, qualquer erro, por menor que seja, pode causar dores de cabeça. Tudo deve ser registrado, até mesmo uma mínima resma de papel, assim, não haverão surpresas ao calcular o valor total presente no caixa.

Como colocar em prática esse controle financeiro?

Planilhas de Excel costumam ser as mais utilizadas para empresas de pequeno e médio porte. Softwares de gestão também são um grande aliado para manter a ordem. Entretanto, nada acontece sozinho, é preciso dispor diariamente de um período focado nestes lançamentos de despesas e receitas, caso contrário os recursos utilizados não farão milagre.

Percebeu a importância do controle financeiro? Você conferiu algumas dicas, que irão auxiliar sua empresa a manter uma saúde financeira sustentável e com perspectiva a curto e longo prazo. Fique atento e mantenha-se atualizado!

Não deixe de conferir outros conteúdos: Como reduzir custos em projetos de segurança

Faça um teste gratuito na nossa plataforma de videomonitoramento e entenda na prática como essa ferramenta pode reduzir custos e aumentar sua renda recorrente!

709_X_111_px_3

Escrito por Camerite

A plataforma de vídeomonitoramento com a sua marca agora tem um blog! Confira as novidades do nosso serviço e fique por dentro de informações estratégicas para o seu negócio!

Deixe seu comentário!