O Brasil está no ápice de inadimplência, é o que mostra os números apurados no mês de julho deste ano. De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o número de clientes com as contas atrasadas chegou a 63,4 milhões de pessoas.

Esta é uma das principais dificuldade encontrada pelos empreendedores no país, para manter seus clientes ativos. Por isso, selecionamos algumas  boas práticas para fazer a gestão dos clientes inadimplentes, para que seja evitar qualquer medida drástica como o corte da internet do cliente.

Antes de qualquer coisa, é sempre bom conhecer o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para evitar qualquer dor de cabeça para a empresa.

Analise a situação e pense em opções
Não vá direto colocando o nome do consumidor no SPC. Primeiro de tudo, é indispensável localizado em seu sistema para contatá-lo e tentar resolver a inadimplência. Afinal, é necessário entender o porquê do atraso e quem sabe tentar solucionar com um parcelamento ou um melhor prazo para pagamento.  Para entender o que oferecer a ele, é preciso então, conhecê-lo, entender seu perfil. Além de fornecedor, seja parceiro do seu cliente.

Tenha organização
Manter em ordem o cadastro e dados dos clientes é essencial para ter uma visão geral dos status. Faça um levantamento de todos os atrasos de recebimentos com nome, valor devido, data de vencimento e demais informações do cliente. Quanto mais informações você tiver, melhor será para efetuar a cobrança e mais real se tornará sua gestão, tendo em vista o impacto no seu caixa caso o cliente não pague. Com esse controle, a visualização de quais são os mais atrasados será mais clara, evitando assim, que as dívidas se estendam por muito tempo.

Prepare sua equipe
Quem executa esta função deve ter um certo preparo, porque se trata de um assunto delicado. Quem gosta de ser cobrado, não é mesmo? Por isso, é interessante a equipe responsável por este setor receber um treinamento em técnicas de cobrança, bom relacionamento interpessoal e entendam bem o CDC. Tudo isso, descomplica o processo de cobrança e ajuda a manter o cliente com a sua empresa.

Automatize processo
Investir em sistemas de gestão de clientes é uma solução para auxiliar sua empresa a tratar as situações de maneira mais ágil e prática porque esses sistemas podem disparar lembretes, informar vencimentos de boletos e afins. Outra solução que auxilia, é a URA (Unidade de resposta audível) de contato, uma ferramenta que faz atendimentos automáticos, responde dúvidas e fornece informações aos clientes que solicitam sem que seja preciso transferir a ligação para um operador. Uma opção que torna o processo mais conectado e reduz os custos operacionais.

Beneficie clientes que pagam em dia
Desenvolva estratégias de premiação àqueles que mantiverem seus pagamentos em dia. Ofereça descontos em caso do pagamento ser feito antes do vencimento, por exemplo. Esta é uma forma de mostrar que sua empresa se importa com ele e estimula o pagamento em dia. Ações como essa também melhoram o relacionamento.

É  importante manter o acompanhamento rotineiro dos índices de inadimplência, buscando sempre diminuir ao máximo as taxas. Atitudes como estas, tornam as finanças da empresa mais seguras e constrói uma estabilidade a longo prazo.

Então, hora de colocar em prática! Dicas simples e práticas, para auxiliar sua empresa a se manter competitiva no mercado com a gestão dos clientes inadimplentes.

banner_1

Escrito por Camerite

A plataforma de vídeomonitoramento com a sua marca agora tem um blog! Confira as novidades do nosso serviço e fique por dentro de informações estratégicas para o seu negócio!

Deixe seu comentário!