De acordo com a Anatel, a quantidade de Provedores de Internet no Brasil aumentou consideravelmente nos últimos anos, gerando um mercado competitivo. Por isso, a prospecção ativa de clientes se tornou uma das formas mais importantes no processo de venda do serviço.

Mas o que é prospecção ativa de clientes?

É o método de buscar novos clientes e conquistá-los, com o objetivo de fechar novas vendas. Mas não é uma tarefa simples! Fazer o cliente entender que você oferece os melhores serviços necessita de paciência e perseverança.

E por que é importante?

Porque dessa forma é possível entender melhor os clientes e o que eles esperam da sua empresa e, com isso, lapidar o processo de prospecção para que os fechamentos de novos negócios sejam cada vez mais assertivos. A prospecção ativa de clientes se trata disso, direcionar esforços dos responsáveis por vendas, com o objetivo principal de expandir a produtividade. Afinal, quanto mais clientes atingidos, maiores são as taxas de novos clientes conquistados.

Prospecção na prática

Para aplicar a prospecção ativa é necessário primeiro identificar os clientes em potencial, como também:

– Entender o melhor momento para agir;
– Definir metas para contato;
– Planejar o roteiro de abordagem.

Conheça alguns passos importantes para iniciar a prospecção:

– Estabelecer o perfil do cliente ideal;
– Identificar os canais de comunicação que os clientes usam e os assuntos que os interessam;
– Fazer um primeiro contato para despertar o interesse do cliente e assim, iniciar um relacionamento com ele;
– Classificar os clientes prospectados que se tornam de fato, uma oportunidade de fechamento.

Alguns dos benefícios se destacam para Provedores de Internet: aumento das operações, ajuda na coleta de dados que auxiliam no desenvolvimento de estratégias de vendas e divulgação da empresa.

Conheça algumas dicas úteis para a prospecção ativa de clientes:

Não confunda as tarefas: prospectar não é diretamente vender! Ao prospectar você vai procurar conquistar seu cliente. Então, ao contatá-lo não tente fazer desta primeira conversa uma venda direta. Antes de partir para uma postura mais agressiva de vendas é preciso construir uma relação com seu cliente e assim, procurar abrir portas para a venda efetiva.

Tenha seu discurso alinhado: improvisar não é a melhor saída nesses casos! Desenvolva questões para apresentar ao cliente. Ao conversarem pela primeira vez, apresente-se, diga o nome da sua empresa de Provedor de Internet e que você gostaria de saber mais sobre o interesse do cliente na solução que você oferece. Deixei que seu cliente em potencial fale, exponha sua opinião ou dúvidas. Transforme a prospecção em uma conversa leve e descontraída.

Determine as próximos etapas: depois de conversar com seu cliente em potencial, fale para ele o que você pretende futuramente, pode ser uma próxima conversa ou apresentação – desde que ele tope, claro. E lembre-se, o fechamento não irá acontecer do dia para a noite. Mantenha contato com seu cliente em potencial e transmita confiança e segurança a ele, estes são os pilares para negociações saudáveis.

Uma das formas de captar a atenção do consumidor final e se tornar referência no segmento de provedores de internet, é apresentando diferenciais que sua empresa oferece.  

Atualmente no mercado, há um modelo de negócio que tem se destacado entre os profissionais. É o videomonitoramento de ambientes, através da câmera Wi-Fi e a plataforma Camerite.

Em outro post comentamos sobre a entrada da câmera Wi-Fi no mercado de segurança, confira. Na prática basta o Provedor de Internet oferecer junto de seus combos, seja para novos ou clientes atuais. Seus clientes poderão acompanhar ambientes à distância com o aplicativo para smartphone e se certificar de que tudo está bem. Além do provedor proporcionar a internet, também oferece uma experiência de qualidade, com mais segurança e comodidade.

Quer saber mais a respeito?

280_x_53_px

Escrito por Camerite

A plataforma de vídeomonitoramento com a sua marca agora tem um blog! Confira as novidades do nosso serviço e fique por dentro de informações estratégicas para o seu negócio!

Deixe seu comentário!