Descubra alguns dos principais gatilhos mentais que conduzem a tomada de decisão do consumidor na sua jornada de compra.

Neuromarketing é uma esfera de estudo que analisa o comportamento do consumidor e sua essência e considera todos os sentidos humanos como respostas para os estímulos no marketing. A intenção é chegar ao subconsciente humano e assim, entender o que as pessoas consideram ao adquirir um serviço ou produto.

Depois de muita pesquisa e estudos, já é possível identificar alguns desses estímulos, e é isso que vamos apresentar nesse material. Conheça a seguir, os principais gatilhos de compra do público.

Por que é importante saber

Diariamente o ser humano toma milhares de decisões desde o momento que acorda. Qual roupa devo usar hoje; caminho mais seguro para chegar ao trabalho; Quem devo confiar. Na vida tudo é uma tomada de decisão, e no consumo não é diferente.

A neurociência, assim como diversas outras áreas de estudo, falam que essas decisões são fundadas em questões como ânimo, expectativas, bagagem de vida e cultural e etc. Para cada uma desses aspectos existe um determinado gatilho emocional, que são desenvolvidos durante todo período da vivência da pessoa e que no cérebro são conectados a parte responsável por processar as emoções.

Em qualquer pessoa, o que rege as escolhas é o emocional e posteriormente essa escolha é argumentada pelo lado racional do cérebro. Ou seja, o racional apoia o emocional.

Por isso, entender como esses gatilhos mentais funcionam pode auxiliar diretamente nas estratégia das empresas. Porque assim, é possível compreender quais as motivações e critérios utilizados pelo público na tomada de decisão.

Principais gatilhos mentais:

  • Segurança: A segurança nesse caso diz respeito a dois aspectos;

1 – A segurança do cliente na empresa que está vendendo e no produto.
2 – A segurança que ambos irão proporcionar ao cliente.

Para que esse gatilho seja acionado através do lado positivo, no primeiro caso você pode citar a quanto tempo a empresa atua no mercado, clientes satisfeitos e melhorias que aconteceram no produto nos últimos tempos.

Já no segundo, apresente o valor que será entregue ao cliente final. Em quais aspectos sua empresa e produto irá melhorar a vida dele, o bem estar e qualidade de vida.

  • Urgência: Esse é um dos mais conhecidos e utilizado frequentemente, principalmente em promoções. Quando a empresa restringe a possibilidade da compra, gera no cliente um senso de urgência. Exemplo disso são as frases: “apenas essa semana” ; “restam x dias” e etc.
  • Porque: Esse é bem simples, se trata de explicar o porquê é necessário seu cliente optar pelo seu produto. Buscar dados de pesquisas que façam sentido no seu mercado e que auxiliem na argumentação. Falar dos benefícios e vantagens também são fatores importantes nessa abordagem.

Antecipação: Esse gatilho atinge diretamente a ansiedade do comprador e tem o objetivo de projetar nele o sentimento de curiosidade e de que sua empresa irá apresentar algo muito bom em breve. Formas de abordar isso é criar conteúdos que adiantem o lançamento de seu serviço ou algo novo que ele irá ter.

Novidade: Quem não gosta de novidades? Ninguém gosta de ficar de fora, de não saber das coisas, esse é um dos gatilhos mais fortes no ser humano. Busque o que seu produto oferece de novo, seja ele mesmo a novidade ou algo agregado a ele, uma atualização por exemplo. Procure expor essas questões e fale

Baseando-se nessas ideias, o gatilho mental é uma forma de acessar o inconsciente do consumidor com um estímulo sensorial, de fala ou escrita, que o faz tomar uma decisão em apenas segundos.

Agora que você entendeu um pouco mais como a mente humana funciona, já pode começar analisando questões a sua volta e até mesmo em você. E lembre-se a primeira regra, conheça seu cliente!

Que tal tornar-se referência para o seu cliente e o mercado de segurança eletrônica? Conecte as câmeras ou DVRs na sua plataforma de videomonitoramento na nuvem e fature vendendo seus acessos on-line no aplicativo para smartphone, de maneira acessível e escalável.

banner_2

Escrito por Camerite

A plataforma de vídeomonitoramento com a sua marca agora tem um blog! Confira as novidades do nosso serviço e fique por dentro de informações estratégicas para o seu negócio!

Deixe seu comentário!