Oferecer pontos de videomonitoramento inteligente não é o suficiente, a Camerite vai além da plataforma e entrega segurança para todas as pessoas. Situações simples que não eram possíveis, como caminhar durante a noite sozinho, voltam a ser rotina. Uma prova disso é o bairro Santa Rosa, em Cuiabá.
Cerca de 57% dos moradores da região, que participam do projeto #EuColaboro, já sofreram furto no próprio bairro. Para tentar evitar a criminalidade, os moradores buscavam por recursos conservadores, como muros altos, cercas elétricas e alarmes, segundo Bia Calmon, Diretora do Conseg.
Entretanto, essas ferramentas não eram suficientes para impedir os criminosos. Os moradores do bairro perceberam a necessidade de mudança e buscaram por mais segurança. Então, com essa demanda, o projeto #EuColaboro foi implantado no bairro com a parceria entre a Camerite e o Conseg de Cuiabá.
Em outubro de 2021, o projeto iniciou e foram dois meses de reuniões com a comunidade para que todas as dúvidas fossem respondidas. Após a implementação, a base da Polícia Militar do bairro Santa Rosa recebeu televisores e computadores para auxiliar no videomonitoramento.
Atualmente, a região possui mais de 100 câmeras instaladas e 130 moradores utilizando a plataforma. Desde então, o índice de criminalidade diminuiu em 80%, conforme o 10º Batalhão de Polícia Militar. Hoje o bairro é destaque em Cuiabá e se tornou o mais monitorado da região. O projeto melhorou a qualidade de vida dos moradores e trouxe a segurança que a comunidade buscava.
0 comentário